sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Terceira aula

Quando a aula começou, éramos apenas 7. Duas das raparigas (uma tinha um concerto) e um dos rapazes faltaram. No entanto, já com o decorrer da aula, juntou-se mais um á festa, ficando as coisas equilibradas com 4 para cada lado (mulheres e homens).
Na segunda parte da aula, chegara o momento porque todos temiam: cantar a 2ª parte da "Smooth Operator". Apesar da nervoseira habitual, notou-se logo que havia uma grande evolução da aula anterior para esta. Quando chegou a minha vez, percebi porquê... a confiança já é outra! Apesar de ser apenas a 3ª aula, penso que devido a já nos conhecermos melhor, o medo de mandar uma nota ao lado ou de desafinar por completo já é menor.
Quando comecei a cantar a música, percebi que a minha voz estava bem mais segura e com melhor projecção. Mesmo assim, continua algum trabalho por fazer, até porque nas notas mais agudas sinto-me a andar numa corda a 200 metros de altitude sem rede.
Agora é trabalhar para a próxima aula, onde vamos cantar a música do início ao fim e vamos começar com uma música nova: "I Wish" de Stevie Wonder.

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Ontem Hoje e Amanhã!

Ontem, apesar de as dores de garganta estarem um pouco melhores, ainda me sentia um pouco mole (sim... sou homem...) mas mesmo assim fiz alguns exercícios. Além disso, enquanto tratava de algumas necessidades fisiológicas, tive uma epifania... assim do nada, parece que se construíu uma música, ou pelo menos parte, na minha cabeça. Mal tive oportunidade, agarrei na guitarra, apanhei os acordes que tinha na cabeça e escrevi-os num papel. Ao mesmo tempo, pensava já numa letra para música, que pelo menos já tem tema. A partir de agora parece que o tempo cada vez é mais escasso: entre 40 horas de trabalho semanais, aulas e estudo, agora tenho também uma música em que trabalhar... venha o desafio!

Hoje parecia mais um dia de trabalho aborrecido quando, do nada, me fazem uma proposta: "We should play together!", disse um colega meu das Filipinas. Este meu colega toca baixo e bateria e, tal como eu, não tem onde tocar! O resultado desta afirmação foi troca de contactos, ideias e um encontro agendado no msn para definir certos aspectos. Uma das coisas que já ficaram definidas foram o facto de irmos começar a tocar covers e depois logo se vê. Fiquei super entusiasmado com a ideia! Vamos ver no que dá.

Amanhã vai ser mais uma nervoseira... Quinta-feira, das 19:00 as 21:00 espera-me mais uma sessão de tortura com o microfone que eu tanto adoro! Espero que desta vez corra melhor! No entanto, e apesar de já estar bastante nervoso com a ideia, não vejo a hora de cantar novamente pois sei que a única forma de o fazer bem é..... fazendo!

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Fim de semana e dores de garganta...

No Sábado para além de aproveitar para descansar, pratiquei um pouco alguns exercícios de relaxamento e de respiração. Aproveitei também para aquecer a voz e meter a garganta ao trabalho (não é isso que estão a pensar seus depravados). Decorei um pouco da segunda parte da música em causa ("Smooth Operator") e estudei também alguma teoria para a guitarra.

Domingo aproveitei para passear mais a namorada e ir ver um filme. Já que trabalho num cinema mais vale aproveitar. Comecei a sentir que uma constipação estava a caminho.

Hoje acordei durante a noite com dores de garganta! Acho que fiquei mais preocupado com o facto de não poder praticar do que com as dores em si. No entanto, após acordar e levantar-me, a gargante já não me doía mas senti-me febril todo o dia... espero amanha não ter uma surpresa.

Segunda aula

Foi no dia 17/10.

Depois de um dia em que tentei estudar tudo o que não estudei durante a semana acabei por não conseguir apanhar a letra toda da primeira parte da música.

Mal cheguei, percebi que havia menos espaço da sala... uma nova aluna que havia sido transferida do nível 2 (maluca... saltou o primeiro nível) ocupava a última vaga da turma totalizando então 10 estudantes.

Na primeira parte da aula, aprendemos a fazer exercícios de relaxamento, mais alguns exercícios de aquecimento sem piano e técnicas de microfone. Até aqui tudo bem...

A segunda parte da aula, partiu a loiça toda!!!!!!
Toca a cantar a música... devo dizer que nunca ouvi uma sessão de karaoke tão tensa como aquela eheheh! Se na primeira aula estava tudo com receio de fazer má figura.... nesta aula ninguém falava sequer! Pouco foram aqueles que desafinaram... mas também poucos foram aqueles que cantaram para a sala... o som parecia que não saía nem pela boca nem pelas colunas...
Quando ouvi o meu nome para ir para o "palco" devo ter mudado de cor! Apesar das críticas positivas da Jenny, eu ouvi bem o que cantei até porque os monitores (colunas) estavam bem colados a mim!

Após ter cantado ao microfone, percebi que preciso de bastante trabalho e, curiosamente e apesar de normalmente ser bastante negativo nestas coisas, deu-me bastante força para continuar a praticar e estou cheio de vontade de na próxima aula cantar a segunda parte da música. Só espero estudar a música como deve ser para que não me esqueça de partes das letras, como aconteceu na última aula.

Primeira Aula

O curso é em Part-Time e tenho aulas todas as Quintas das 19:00 ás 21:00.

No dia 09/10 tive a minha primeira aula.

Depois das apresentações e de descobrirmos que éramos 9 na aula, a instrutora, Jenny, decidiu por mãos á obra. Ainda com todos bastante envergonhados, começámos a fazer exercícios de respiração (não, ninguém vai dar á luz) e a aprender a postura correcta, bem como a fazer aquecimentos para a voz.

Depois começámos a cantar a "Smooth Operator" da Sade e a implementar o que aprendemos na hora anterior.

No final o trabalho de casa era fazer alguns exercícios de respiração e aprender a primeira metade da letra da música e os tons para a cantar na próxima aula.

Saí bastante animado e convicto que este curso foi uma boa opção. Depois de uma semana deprimente a trabalhar no cinema, esta aula veio animar bastante.

... continuação

Passados uns meses em A-da-Beja e a queixar-me, mais a minha namorada, que em Portugal nunca iríamos a lado nenhum, decidimos mudar-nos para Londres.

Chegámos cá em Março deste ano, trabalho desde Abril num cinema, em Setembro trouxe a minha Fender comigo, depois de umas férias bem passadas em Portugal e, este mês, comecei aulas de canto no ICMP.

Ainda devem estar a perguntar "então, mas porque raio é que a culpa de não ter vingado ainda é dele?", e eu passo a explicar:

O que acontece, é que há sempre uma desculpa qualquer para não prosseguir com a carreira, como por exemplo falta de dinheiro, que segue sempre com alguma falta de vontade. Isto tudo devido a uma falta confiança em mim próprio para levar a música para um nível superior pois o receio de receber críticas negativas é infinito. Devido á falta de auto-confiança, por vezes também me desvio do objectivo tentando arranjar alternativas sem sequer ter ainda tentado a sério prosseguir com a minha carreira. Com esta situação o que acontece é que muitas vezes entro em "crises de identidade" e tento ser quem não sou (quando tal acontece a minha namorada passa-se comigo e com razão).

Daqui adiante vou escrever post a post mais detalhadamente o que aconteceu nas aulas, fora delas e o progresso, ou não, da minha carreira.

Espero que gostem do Blog.

Primeiro Post

Boas, este blog foi criado essencialmente para contar a minha história atrás de um sonho de criança ainda hoje não alcançado.
Como já devem ter percebido pelo título do blog, há muito que desejo ser músico profissional. Penso que não consegui ainda o objectivo por culpa própria. Passo a explicar:

Quando tinha cerca de 11 anos e ouvia Nirvana e todas as bandas grunge da altura, comecei a viver o sonho de aprender a tocar guitarra... e porquê? Porque todos os meninos rebeldes queriam ser como o Kurt Cobain! Eu não era excepção, vestia calças de ganga rotas no joelho, calçava all stars e andava com camisolas que me chegavam pelo joelho... só faltava mesmo a guitarra e cantar.
Ora, basicamente foi aqui que tudo começou e, como também andava nos escuteiros (por trás de um rebelde há sempre um bom samaritano) e todos os que eram "fixes" tinha uma guitarra acústica de cordas de nílon, decidi pedir aos meus pais uma igual pelo Natal... o pior erro da vida deles, acho que nunca ouvi ninguém proferir a frase "mais baixo faxavor" tanta vez como a minha mãe.

Dois anos após começar a tocar, já era o mestre da guitarra e, quando a levava para a escola para tocar a "Rape me" ou "Poly", o desejado tinha acontecido... miúdas a fazerem uma rodinha a cantarem comigo ou simplesmente a ouvirem a minha voz arranhada a imitar o meu ídolo da altura sem sequer saber as letras das músicas... mas era lindo para elas.
Com isto, decidi comprar uma guitarra e, com a preciosa ajuda dos meus pais, lá consegui comprar uma Les Paul da Epiphone (hein?) pelo Natal.

Era o Rei... a partir daí comecei a tomar o gosto por solos e afins e comecei a gostar mais de outras bandas e os Nirvana começaram a ficar para trás. Faith no More, Pearl Jam, Rage Against the Machine, Smashing Pumpkins e Pink Floyd eram agora as minhas principais referências.

Entrei em alguma bandas de renome regional, como por exemplo os "Prisão de Ventre" ou "Erva Doce". Ambas com influências Punk/Rock. Os Prisão de Ventre eram a banda mais a brincar enquanto Erva Doce era uma banda a sério. No entanto, das poucas vezes que os Prisão de Ventre se encontravam, tinham concerto garantido... nem que fosse para 10 pessoas, enquanto que com os Erva Doce, toquei por volta de 3 anos, e nem um único concerto!

Depois de ambas as bandas se separarem não mais toquei até há cerca de 4 anos.

Decidi fazer um Check Up há minha guitarra e comprei uma nova acústica com cordas de aço (Fender JG26) devido ás minhas influências da altura: Ben Harper, Jack Johnson, John Butler Trio, etc etc...

Com isto, decidi que a melhor maneira de recuperar o tempo perdido seria com aulas de guitarra e, diga-se de passagem, decidi muito bem, pois não só recuperei o tempo perdido, como também evoluí bastante a minha técnica.

Após mudar de casa de Alverca para A-da-Beja, parei com as aulas mas sempre com o intuito de melhorar, praticando sempre que possível e comprando algum material como microfone, teclado midi, etc etc...

Acho melhor parar um pouco porque este Post se está a estender um pouco e não vos quero maçar logo no primeiro, a história continua no próximo.